A cal virgem, também conhecida como óxido de cálcio, é um ingrediente chave na produção de aço. Ele é usado em um processo chamado processo básico de fabricação de aço com oxigênio (BOS - do inglês), que é o método mais comum de produção de aço em todo o mundo.
No processo BOS, o ferro fundido de um alto-forno é transferido para um recipiente chamado conversor, onde é misturado com sucata de aço e outros materiais. O oxigênio é então soprado através da mistura, causando uma reação quÃmica que remove as impurezas, como carbono, silÃcio e fósforo, do ferro. A reação também produz uma grande quantidade de calor, o que eleva a temperatura da mistura para mais de 1600°C.
A cal virgem, ou cal viva, é adicionada ao conversor durante o processo BOS para reagir com as impurezas e formar escória. A escória é um subproduto do processo siderúrgico composto de silicato de cálcio, aluminato de cálcio e outros compostos. A escória flutua sobre o aço fundido e é removida do conversor. Em seguida, é resfriado e solidificado antes de ser usado para vários fins industriais e de construção.
A adição de cal virgem ao conversor não só ajuda a remover as impurezas, mas também ajuda a proteger o revestimento do conversor de danos causados ​​por altas temperaturas e reações quÃmicas. A cal virgem também é usada em outros processos siderúrgicos, como o processo de forno elétrico a arco, onde é adicionada ao forno para ajudar a reduzir a quantidade de enxofre no aço.
Para receber uma cotação com preço de atacado, entre em contato conosco.