Reajustes no preço da cal virgem e hidratada, para o cliente nunca é uma boa notÃcia. Mas é importante entender resumidamente, quais fatores influenciam o preço da cal virgem e hidratada. Mas é bom ficar atento, pois nesse post apresentamos uma estrutura básica de custeio e deve ser interpretada como tal, ok!?
Principais insumos de produção:
- Calcário;
- Material de queima (lenha, cavaco, coque etc.);
- Energia elétrica.
Esses insumos, quando apresentam variações de custo influenciam o preço final da cal.
O calcário, é a principal matéria-prima e a variação no seu custo de aquisição final (custo do calcário + frete + impostos) alterará a estrutura de custo da cal de forma expressiva.
O material de queima, seja lenha, cavaco ou coque de petróleo, é uma matéria-prima, que nos últimos anos, teve seu custo de aquisição final aumentado substancialmente e variações no custo final de aquisição, influencia o preço final da cal virgem ou hidratada.
Energia elétrica, é empregada em toda a fábrica, de exaustores a equipamentos de moagem da cal e o aumento desse insumo também impacta o preço final da cal.
Esses são sem dúvida, os principais insumos, que ao aumentarem o custo final de aquisição, impactará no preço da cal de forma expressiva.